Notícias

‘Domo de calor’: fenômeno que atinge a Argentina pode afetar SC?

O Metereologista Piter Scheuer explica o fenômeno, denominado pelos especialistas como "domo de calor", gera preocupações na Argentina. Contudo, surge a questão: existe a possibilidade desse calor intenso atingir Santa Catarina?

‘Domo de calor’: fenômeno que atinge a Argentina pode afetar SC?
Foto: Reprodução/NOAA/

Dez províncias da Argentina estão em alerta por conta de uma forte onda de calor está prevista para atingir o país nos próximos dias. Segundo o portal meteorológico MetSul Meteorologia, o aumento das temperaturas é caracterizado por especialistas como um “domo de calor”.

Segundo o meteorologista Piter Scheuer, a onda de calor presente na Argentina exerce influência nas condições meteorológicas do Sul do Brasil.

Scheuer destaca que haverá impacto desse fenômeno, mas ressalta que o “domo de calor” não estará diretamente sobre Santa Catarina.

“A ‘fogueira’ está lá na Argentina, mas sentiremos a onda de calor aqui em Santa Catarina”, comenta Piter.

Ele ainda explica que devido a essa intensa massa de calor, o tempo em Santa Catarina será caracterizado pelo predomínio de sol e temperaturas elevadas. Além disso, destaca haver previsão de temperaturas superando os 35ºC nas regiões do Grande Oeste catarinense.

Conforme o portal MetSul Meteorologia, na quinta-feira (1º), a Argentina marcou seu oitavo dia consecutivo com temperaturas máximas superiores a 40ºC no país. Os registros mais altos foram de 43ºC em Rivadávia, e 41,2ºC em La Rioja e Santiago del Estero.

“Domo de calor” pode proporcionar ingredientes para formação de temporais em Santa Catarina?

O meteorologista Piter reforça que, devido a essa onda de calor, há indicativos de ocorrência de temporais isolados no Estado.

Além disso, de acordo com Scheuer, em partes do Vale do Itajaí, Litoral Norte e Planalto Norte, pode-se esperar dias mais nublados devido à presença de umidade.

ND+

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL TRI NOTÍCIAS (49) 9.8428-4536 / (49) 3644-4443

Cotações

Clima

Terça
Máxima 19º - Mínima 7º
Céu limpo

Quarta
Máxima 23º - Mínima 8º
Céu limpo

Quinta
Máxima 24º - Mínima 9º
Céu limpo

Sexta
Máxima 24º - Mínima 13º
Períodos nublados

Sábado
Máxima 25º - Mínima 15º
Céu nublado

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.