Um momento de fé e espiritualidade marcou a 45ª edição da Via Sacra da Fronteira, realizada na sexta-feira, dia 29. Milhares de pessoas prestigiaram as encenações onde Jesus foi preso injustamente e condenado à morte. Aproximadamente 150 atores participaram durante a caminhada, que teve início no Centro de Eventos de Dionísio Cerqueira, e percorreu pelas ruas da Tri-Fronteira, finalizando no lago intermunicipal da Fronteira.
O evento teve a participação de diversas entidades, onde cada uma ficou responsável pela encenação de cada estação. Vinte palcos carretas foram montados para que o trabalho dos atores pudesse chegar aos olhos dos fiéis, além da participação em peso dos 4 municípios vizinhos, sendo eles: Barracão, Dionísio Cerqueira, Bom Jesus do Sul e Bernardo de Irigoyen, na Argentina.
Fortes encenações mostraram o quanto Jesus sofreu por nós na cruz, além de efeitos especiais para abrilhantar ainda mais o trabalho. A cada estação, os peregrinos que ali estavam vivenciaram uma grande comoção.
Prestigiou a Via Sacra o Bispo da Diocese de Puerto Iguaçu, Argentina, Dom Nicolás Baisi, além de cinco padres argentinos e padres da Fronteira.
Tudo isso mostra o compromisso da comunidade em preservar as tradições antigas e ver o quanto Jesus foi fiel a nós.
No ano de 2023, a Via Sacra de rua foi cancelada devido às condições climáticas, e neste ano, depois de uma grande preparação, a programação iria seguir normalmente caso o tempo viesse a apresentar atrapalho. Mas, por fim, as condições climáticas colaboraram e todos puderam vivenciar esse grande momento.
Vale ressaltar que em torno da microrregião, a Tri-Fronteira se destaca com a qualidade das encenações e realidade dos momentos encenados. Por isso, se trabalha um projeto para que a Via Sacra, se torne projeto cultural da fronteira para os próximos anos.
"Muitas vezes nos deparamos com situações tão pequenas que nos deixamos abalar, mas nesse momento devemos lembrar do quanto Jesus sofreu por nós; nada supera as dores e dificuldades em nossa vida." Anderson Sommer