O Município de Bom Jesus do Sul por meio de emenda parlamentar do Deputado Estadual Anibelli Neto, por solicitação do Vereador Clodoaldo dos Santos (in memoriam), por meio de recursos vinculados à SEAB, atendeu produtores de leite com a entrega de 400 toneladas de Calcário.
O Programa de Distribuição de Calcário para correção de solo faz parte dos programas desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente deste município.
Estava previsto para ser executado o programa ainda no exercício de 2024, devido a parte documental estar encaminhada e ter sido cumprido todos os trâmites necessários, ainda no mês de setembro. Porém, devido à lei eleitoral, foi necessário adiar o processo.
O programa atual prevê a entrega de até 5,0 toneladas de Calcário por produtor, levando em consideração o resultado apresentado pela análise de solo. A definição de atender os produtores de leite foi decisão da equipe técnica da Secretaria de Agricultura e IDR, com o respaldo do CMDR, objetivando a recuperação do solo em áreas de pastagens.
Para aderir ao Programa, o Agricultor efetivou a adesão junto à Secretaria de Agricultura, que manteve as inscrições abertas de 20/12/2024 a 12/02/2025. Período esse que manteve a divulgação através da Rádio Fronteira Oeste e grupos de WhatsApp de agricultores.
A Equipe Técnica da Secretaria de Agricultura/IDR coletou a amostra da terra de todas as propriedades dos inscritos e encaminhou para o laboratório realizar a análise química, critério do programa. A entrega do calcário foi baseada neste resultado.
Vale ressaltar que a maioria dos beneficiários recebeu a quantidade máxima prevista no programa. Foram atendidos 88 produtores de leite, com o único gasto de 40,00 que foi o custo do laboratório de análise. Haja vista que a distribuição subsidiada na lavoura também é prevista pelo referido Programa.
O Secretário da pasta, Celso Dias abordou sobre a importância de realizar a correção do solo, para elevar a produção e consequentemente o aumento da renda familiar.
Também comentou sobre pequenos transtornos que ocorreram, principalmente com as embalagens das primeiras cargas recebidas (bag de rafia), devido à exposição ao sol e chuvas. Pediu o entendimento dos beneficiários, pois em parceria com a Secretaria de Obras, através de seus maquinários, foi possível entregar o Calcário nas propriedades.
O foco principal do programa é trazer benefícios sem custos aos produtores para melhorarem suas pastagens e obterem melhores resultados em sua produção de leite.
Neste momento, foram atendidos todos os produtores que se inscreveram no programa, porém não foi possível atender 100% dos produtores bonjesuenses. O Prefeito Hélio Surdi irá pleitear mais recursos nos órgãos competentes para podermos atender os demais produtores de leite do município, concluiu o secretário.
Ascom