Equipes de vigilância e repressão da Receita Federal, em ação conjunta com o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), apreenderam, em Santo Antonio do Sudoeste, seis oliveiras centenárias. A operação ocorreu na quarta-feira (26), e as árvores haviam sido transportadas da Argentina.
O valor comercial de cada oliveira pode chegar a 100 mil reais, totalizando aproximadamente 800 mil reais, considerando o caminhão utilizado no transporte.
A fiscalização teve início quando servidores da Receita Federal observaram, em um posto de combustível, um caminhoneiro em contato com uma pessoa em uma caminhonete de placas argentinas. Durante o acompanhamento, verificou-se que o veículo entrou em uma pedreira desativada na linha de fronteira, onde permaneceu por toda a tarde.
Diante da situação, a equipe solicitou ao BPFron que realizasse a abordagem, caso avistasse o caminhão. Por volta da meia-noite, o caminhão foi interceptado no trevo de acesso à cidade de Santo Antonio do Sudoeste, onde foi confirmado que se tratava de oliveiras. A importação desse tipo de mercadoria exige anuência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O motorista apresentou uma nota fiscal com indícios de falsificação, afirmando que o produto havia sido carregado na região metropolitana de Porto Alegre e teria como destino a região metropolitana de Belo Horizonte.
Esta foi a segunda apreensão de oliveiras centenárias em 2025 e é resultado da cooperação entre a Receita Federal e as forças de segurança locais.
A Receita Federal reforça seu compromisso com a fiscalização e o combate ao tráfico de mercadorias irregulares, que além de prejudicar a economia, podem representar riscos à saúde da população.
Matheus de Souza / Portal Tri, com informações Receita Federal