A Associação Empresarial da Fronteira – Ascoagrin realizou, na manhã desta segunda-feira, 31 de março, Assembleia Geral Extraordinária, para análise e votação de alterações no estatuto da entidade.
A primeira convocação foi às 8 horas, devendo ter a presença mínima de metade mais um dos associados; a segunda convocação foi às 8h30, devendo ter a presença de 2/3 (dois terços) dos associados; e a terceira e última convocação foi às 9 horas, com qualquer número de associados presentes.
As alterações propostas, e aprovadas, já haviam sido discutidas em reuniões anteriores da diretoria.
Segundo a presidente da Ascoagrin, Dayana Gasperin Andrade, as mudanças eram necessárias, são significativas, e vão melhorar ainda mais a atuação e a eficiência da Associação, propiciando mais autonomia, inclusive na busca e captação de recursos para as realizações da Entidade.
Um dos principais pontos da atualização do estatuto, é que a partir de agora, o mandato de presidente, e da diretoria, terá três anos de duração, sem direito à reeleição.
“O mandato da atual diretoria será prorrogado em mais um ano, e o próximo presidente, e sua diretoria, já serão eleitos para mandato de três anos, sem reeleição”.
Dayana destacou que essa alteração segue o procedimento adotado pela Federação das Associações Empresariais, que vem sendo seguido pelas Associações Empresariais locais.
“Na verdade, dois anos é pouco tempo para fazer tudo o que a gente se propõe. Então, três anos fica um tempo adequado”, disse Dayana.
Outro ponto tratado na Assembleia foi a obtenção do Título de Entidade de Utilidade Pública para a Ascoagrin, a ser emitido pela Assembleia Legislativa do Paraná.
“Com as alterações e o do Título de Entidade de Utilidade Pública, a Ascoagrin, poderá buscar recursos nas esferas estadual e federal, através de indicação de deputados e senadores, para investir na melhoria e fortalecimento das atividades e das realizações da Ascoagrin, a exemplo da Promotri, que no ano passado já foi um grande evento, e neste ano será ainda maior”.
Além dessa captação de recursos, a Ascoagrin também poderá participar de programas de fomento, por exemplo, na área cultural, onde tem a Lei Aldir Blanc, a Lei Paulo Gustavo e a Lei Rouanet.
“Até então nosso estatuto não contemplava essa captação, e agora temos como buscar esses recursos, inclusive para a Promotri, até porque a Promotri hoje também tem essa esfera cultural”.
A 13ª edição da Promotri acontecerá nos dias 1º, 2 e 3 de agosto próximo, no Centro de Eventos de Dionísio Cerqueira, e a Ascoagrin já está focada em todos os detalhes para o evento.
Ainda em agosto, no final do mês, a Ascoagrin vai realizar o Baile dos 50 anos da Associação, além do lançamento do livro Ascoagrin 50 Anos.
“Teremos um ano com extensa programação em comemoração ao cinquentenário da Ascoagrin, comemoração que começou já iniciou no começo do ano, com a palestra ministrada por Lucas Miguel Gnigler, de Florianópolis. Agora, nos dias 8 e 9 de abril, em parceria com a Unetri, teremos um curso totalmente na prática, sobre Inteligência Artificial. Seguimos as realizações com a 13ª Promotri, com as comemorações dos 50 anos da Ascoagrin, e com outras atividades que acontecerão ao longo do ano”, concluiu a presidente da Ascoagrin, Dayana Gasperin Andrade.
Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação Ascoagrin