O feriadão de Sexta-feira Santa e Tiradentes recém passou e mal haverá tempo para sentir saudades da folga estendida. Isso porque o próximo feriado prolongado acontece em 1º de maio, na próxima semana.
O Dia do Trabalho cai em uma quinta-feira. Oficialmente, só essa data está no calendário de feriados divulgados pelo governo.
Porém, diferentes instituições, como escolas, lojas, empresas e serviços, podem estender a folga para a sexta-feira (2) também. A decisão é individual de cada empregador.
Quais são os feriados de 2025
No total, serão 10 feriados nacionais e oito datas com ponto facultativo, sendo que alguns já passaram. Além disso, algumas datas podem ser emendadas caso as empresas adotem escalas que permitam folgas prolongadas.
Entre elas, estão o Dia do Trabalho (1º de maio), o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) e as celebrações de Natal e Ano Novo, ambos em quintas-feiras. Quatro feriados caem em sábados ou domingos:
- Independência do Brasil (7 de setembro), um domingo
- Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), também domingo
- Finados (2 de novembro), domingo
- Proclamação da República (15 de novembro), sábado
Além da folga de maio, o Brasil ainda terá outros feriados ao longo do ano:
- 19 de junho (quinta-feira): Corpus Christi
- 7 de setembro (domingo): Independência do Brasil
- 12 de outubro (domingo): Nossa Senhora Aparecida
- 2 de novembro (domingo): Finados
- 15 de novembro (sábado): Proclamação da República
- 25 de dezembro (quinta-feira): Natal
Quais feriados podem ser estendidos?
O calendário deste ano traz algumas boas notícias para quem busca folgas prolongadas, já que algumas datas cairão em dias úteis, permitindo emendas.
Algumas datas podem ser emendadas caso as empresas adotem escalas que permitam folgas prolongadas. Entre elas, estão o Dia do Trabalho (1º de maio), o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) e as celebrações de Natal e Ano-Novo, todos em quintas-feiras.
No entanto, nem todas as datas serão vantajosas para quem deseja prolongar a folga. O Dia da Independência (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e Finados (2 de novembro) cairão em um domingo, sem possibilidade de feriado prolongado. Já a Proclamação da República (15 de novembro) será em um sábado.
Gaúcha / ZH