Notícias

Polícia Militar apreende dois caminhões com gado contrabandeados da Argentina

Equipes receberem a informação de que uma carga de gado oriundo da Argentina, sairia de uma propriedade do interior de Santo Antônio Sudoeste

Polícia Militar apreende dois caminhões com gado contrabandeados da Argentina
Foto: RPC

Na madrugada desta segunda (25), três homens foram presos transportando 39 cabeças de gado contrabandeados da Argentina, as quais também foram apreendidas, bem como os dois caminhões usados. As prisões foram em Pranchita - PR, através das equipes policiais de Santo Antônio do Sudoeste.

A ação teve início após as equipes receberem a informação de que uma carga de gado oriundo da Argentina, sairia de uma propriedade do interior de Santo Antônio Sudoeste. Com base nas informações recebidas, as equipes iniciaram a fiscalização para localizar os veículos que fariam o transporte dos animais.

Momentos depois foram avistados dois caminhões saindo do local informado, os quais seguiram pela BR 163. Foi realizado o acompanhamento e posterior abordagem no município de Pranchita, próximo ao Posto Delta.

Durante a abordagem foram identificados os motoristas dos caminhões e seu acompanhante, sendo um homem de 46 anos, outro de 39 e o terceiro, de 42, que estava de carona em um dos caminhões.

Foi constatado também que os dois caminhões estavam carregados de gado, sendo 20 cabeças no primeiro caminhão e 19 no segundo, totalizando 39 cabeças de gado bovino adulto, em condições de abate.

Ao serem indagados sobre a documentação necessária para transportar animais, a Guia de Trânsito Animal – GTA, os envolvidos relataram que não possuíam tal documentação, sendo que após algumas contradições, acabaram admitindo que os animais eram de origem Argentina. Aos policiais os homens disseram ainda, que levariam a carga até Umuarama/PR.

Diante dos fatos, foi dado voz de prisão aos envolvidos e juntamente com os veículos e animais foram encaminhados à sede da 3ª Cia PM. Após procedimentos e por orientação da Polícia Federal, os envolvidos foram conduzidos à sede da PF em Cascavel, sendo que os animais foram deixados sob responsabilidade da Adapar, e os veículos entregues na Receita Federal de Santo Antônio do Sudoeste.

Contrabando de gado

O comércio ilegal de gado é um dos graves problemas enfrentados no Brasil e tem forte ligação com a fronteira na Argentina, assim como com os estados vizinhos no Brasil. Durante a última megaoperação da Polícia Federal realizada no País, a polícia apurou a movimentação de quase 6 mil cabeças de gado ilegal, envolvendo um único fazendeiro. Somente este grupo criminoso teria movimentado mais de R$ 15 milhões.

Segundo as investigações, mais de 27 milhões de cabeças de gado foram abatidas no Brasil somente no último ano. A estimativa é que mais de um milhão de animais estavam ilegais. O contrabando bovino está entre os crimes de fronteira mais difíceis de serem identificados.

Além do Paraná e Santa Catarina, o Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Amazonas e Roraima estão na mira da fiscalização. No Rio Grande do do Sul, nos três primeiros meses deste ano, aproximadamente 2 mil animais ilegais vindos da Argentina e do Uruguai foram identificados.

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL TRI NOTÍCIAS (49) 9.8428-4536 / (49) 3644-4443

Cotações

Clima

Terça
Máxima 20º - Mínima 4º
Céu limpo

Quarta
Máxima 21º - Mínima 7º
Períodos nublados

Quinta
Máxima 18º - Mínima 6º
Períodos nublados

Sexta
Máxima 22º - Mínima 5º
Céu limpo

Sábado
Máxima 23º - Mínima 11º
Céu limpo

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.