Um novo vírus, que recebeu o nome de “gripe do tomate”, foi identificado na Índia e já deixou ao menos 82 crianças menores de cinco anos doentes. Os médicos acreditam que pode se tratar de uma nova variante da doença popularmente conhecida como mão-pé-boca. Além dos casos confirmados, outras 26 crianças de até 10 anos de idade são casos suspeitos. A doença ainda não tem cura ou tratamento, mas todos os casos confirmados se recuperaram em até 2 semanas.
De acordo com informações do Daily Mail, a infecção ganhou esse nome porque causa grandes bolhas vermelhas e doloridas pelo corpo. Os pacientes também podem apresentar febre alta, dores articulares, fadiga, enjoo, vômitos e diarreias. O vírus foi detectado pela primeira vez no estado indiano de Kerala no dia 6 de maio e o caso mais recente de que se tem notícia foi diagnosticado no dia 26 de julho, também na Índia.
Em um artigo sobre o assunto publicado na última quarta-feira (17) na revista científica The Lancet, cientistas da Faculdade de Farmácia de Gujarat, na Índia, e da Universidade de Victoria, na Austrália, escreveram: “As crianças correm maior risco de exposição à gripe do tomate porque as infecções virais são comuns nessa faixa etária. A propagação da doença provavelmente se dá por meio de contato com pessoas infectadas, ao tocar superfícies sujas ou ao colocar objetos contaminados diretamente na boca. Se o surto não for controlado e prevenido, a transmissão pode levar a sérias consequências, espalhando-se também em adultos”.
Revista Crescer