Uma comitiva da Federação das Associações Empresariais do Acre – Federacre, visitou a trifronteira nesta quinta-feira (25). A delegação foi recebida na sede da Associação Empresarial da Fronteira - Ascoagrin.
Composta por mais der 30 pessoas, a comitiva foi integrada por consultores do Sebrae-AC, deputado estadual, prefeitos, vereadores, empresários, presidentes e diretores de Associações Empresarias, diretores da Federacre, professores e técnicos de secretaras municipais e de secretarias estaduais.
CRONOGRAMA
Na parte da manhã, as atividades aconteceram na sede da Ascoagrin. A presidente da Associação, Raquel Schwab, deu boas vindas a todos, e falou sobre a trajetória da Associação, suas ações, convênios, serviços e soluções que disponibiliza aos associados, além da presença efetiva em todas as questões que promovem o crescimento e fortalecimento do setor empresarial e o desenvolvimento da trifronteira e região.
Em seguida, o vice-presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – FACISC para o Programa Empreender, Allan Kreutz, apresentou a Federação, o Programa Empreender e o Programa de Aceleração de Núcleos – PAN.
A consultora do Sebrae-PR, Ana Paula de Moraes, apresentou o Comitê Territorial La Frontera, sua história e todas as ações e projetos que envolvem 18 municípios brasileiros e argentinos desta região de fronteira. Karina Rodrigues Zanoni, diretora executiva do Consórcio Intermunicipal da Fronteira – CIF, explanou sobre o Consórcio, os motivos que levaram à sua criação e os projetos, obras e ações realizados através do CIF.
O prefeito de Dionísio Cerqueira, Thyago Gnoatto Gonçalves, falou sobre o momento de desenvolvimento que a trifronteira vive, e as perspectivas e projeções do crescimento que vem pela frente, em razão dos grandes investimentos que estão acontecendo, entre eles o novo Porto Seco e estrutura aduaneira.
Para apresentar os objetivos da missão técnica da Federacre, fizeram suas explanações, os consultores do Sebrae-AC, Clóvis Consoli e Marcos Paulo Maciente; o deputado estadual, José Altanizio Taumaturgo Sá; e os prefeitos, de Plácido de Castro, Marcos Paulo Maciente; e de Assis Brasil, Jerry Correia Marinho.
Após o almoço, a comitiva realizou visita técnica à Aduana de Cargas e também ao pátio de obras do novo Porto Seco e estrutura aduaneira. A Delegada da Receita Federal de Dionísio Cerqueira, Dra. Simone, conduziu a visita às instalações da Aduana e explicou todos os trâmites aduaneiros, os órgãos anuentes envolvidos, desde o ingresso dos caminhões, até a sua liberação.
Após, conheceram pontos turísticos, como o Marco das 3 Fronteiras e o Parque Ambiental de Integração - Lago Intermunicipal da Trifronteira.
Em seguida, conheceram Bernardo de Irigoyen e seus atrativos. A presidente da Ascoagrin, Raquel Schwab, afirmou que o dia foi memorável, e vai ficar marcado na história da Ascoagrin.
“É motivo e orgulho, e de muita satisfação, saber que a Ascoagrin está no radar dos acontecimentos, e empresários e poder público de outros estados nos vêm como um case de sucesso. Isso nos motiva cada vez mais, a sermos sempre melhores”.
A presidente ressaltou que não tem preço receber empresários, prefeitos, vereadores, consultores do Sebrae, colegas da Federação Empresarial do Acre e de Associações Empresarias, para conhecer a trifronteira e as boas práticas da Ascoagrin, do CIF, do La Frontera e dos comitês aos quais a Associação está vinculada.
“Foi uma ótima troca de experiências, pois apresentamos as nossas realidades enquanto Associação Empresarial e a integração entre poder público e privado de três municípios, três estados e dois países, e ouvimos como estas situações estão no Acre, onde essa integração ainda não existe”.
Raquel destacou que os políticos, os técnicos e empresários que participaram da missão técnica puderam levar consigo, na mente e no coração, essa experiência de integração, de crescimento e de desenvolvimento da trifronteira.
“Fizemos grandes a amigos e, quem sabe, poderemos fazer uma missão técnica ao Acre, para devolvermos a visita”.
A presidente Raquel enalteceu a pessoa da Delegada da Receita Federal, Dra. Simone, pela forma brilhante, dedica e atenciosa com que recebeu a comitiva e explanou todo o funcionamento da Aduana.
“Temos orgulho de termos a Dra. Simone como delegada da Receita Federal em Dionísio Cerqueira, uma profissional que não mede esforços para ver o desenvolvimento acontecer e a agilidade e os processos andarem cada vez mais rápido”.
Raquel enalteceu também a atuação do Sebrae-AC e de seu consultor, Clóvis Consoli, que esteve à freta da missão técnica.
“Clóvis foi maestro em toda a condução e na escolha dos integrantes da missão, pessoas do bem, e que pensam no crescimento e desenvolvimento de seus municípios, e vieram para levar boas práticas de desenvolvimento”.
A presidente, por fim, destacou a equipe de colaboradores da Ascoagrin, que não mediu esforços para que a visita fosse um sucesso, e também aos diretores da Ascoagrin que se fizeram presentes neste momento tão importante para a Associação.
O consultor do Sebrae-AC, Clóvis Consoli, destacou a importância da missão técnica para os acreanos, que voltam motivados a colocarem em pratica estas questões todas que conheceram e testemunharam.
“Aprendizado foi o que nos trouxe. Viemos aprender o que é muito bem feito na trifronteira, pois eu conheço bem como é a fronteira aqui, e sei bem como são as fronteiras lá no Acre, com o Peru e a Bolívia”
Ele destacou que é preciso copiar as boas práticas desenvolvidas na trifronteira, para que possam ser implantadas lá no Acre.
“Para isso, trouxemos agentes públicos, deputados, prefeitos, vereadores e técnicos dos municípios e do governo do estado, e também empresários, para eles entenderem que a união da iniciativa pública, privada e terceiro setor tem dado certo na trifronteira e pode ser implantada no Acre”, concluiu Clóvis.
Comunicação Ascoagrin