Dia 31 de maio é o Dia Mundial Sem Tabaco, a data foi instituída pela OMS em 1987 e serve como um alerta sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao fumo.
O tabagismo é responsável pelo desenvolvimento de cerca de 50 doenças, entre elas, o câncer, sendo que 30% das mortes decorrentes do ato de fumar são causadas por câncer de: boca, laringe, farine e esôfago; estomago, pâncreas, fígado, rim, bexiga entre outras.
Sendo assim, a Secretaria Municipal de Saúde de Dionísio Cerqueira, através da Equipe Técnica, Farmacêutica Egidia da Costa, Psicóloga Jandara Shueigerti Abadi e o Secretário de Saúde Deniz Evandro da Rocha, estiveram, no último dia 24/05 na E. E. B. Dr. Theodureto De Faria Souto.
Na visita, foi abordado o tema 'tabagismo', para alertar sobre os malefícios do cigarro comum, do narguilé e dos cigarros eletrônicos com alunos do 7°, 8° e 9° ano, despertando assim, a curiosidade e participação dos mesmos.
"Precisamos alertar nossas crianças e adolescentes sobre esse tema, pois o uso de quaisquer tipos de produtos, sejam cigarros normais, narguilé ou cigarros eletrônicos como 'vape', trazem uma série de malefícios para a saúde humana, não apenas para quem está ativamente fazendo o uso, mas também, para quem está próximo sem utilizar", conclui o Secretário de Saúde, Deniz Evandro da Rocha.
No decorrer dos dias, a saúde municipal segue com as campanhas nas escolas, e principalmente, dará sequência ao projeto Municipal contra o tabagismo aos adultos que desejam parar de fumar.
Quem tiver interesse de fazer parte dos grupos, deverá procurar o Agente de Saúde do seu bairro para orientações e para cadastrar-se no projeto.
FONTE: Secretaria de Saúde