Com o auditório da Câmara de Vereadores de Guaraciaba lotado, ocorreu nesta quarta-feira, primeiro de janeiro de 2025, a posse dos eleitos em seis de outubro de 2024. A programação solene iniciou às 8h, com duração de mais de duas horas, sob a presidência do vereador que recebeu o maior número de votos nas últimas eleições, Alexandre Dalacort.
Após a execução do Hino Nacional e Hino do Município de Guaraciaba foi realizada a entrega dos documentos e posse dos nove vereadores. Para a gestão 2025/2028 assumiram no Poder Legislativo de Guaraciaba: Alexandre Dalacort, MDB; Beth Grando, MDB; Volmir Cossul, MDB; Claudemir Parmigiani, PL; Erci Viapiana, União Brasil; Gerson Ferronatto, PT; Cristiane Finger, PT; Nego Gavião, PL; Maicon Luan Ogliari, União Brasil.
Na sequência tomaram posse o prefeito Domingos Marcon, MDB, e vice-prefeito Idivar Pasinato, PL.
Na composição da mesa diretora da Câmara de Vereadores 2025, por 5 votos a 4, foram eleitos: presidente Volmir Cossul, vice-presidente Nego Gavião, primeiro secretário Alexandre Dalacort e segunda secretária Beth Grando.
Durante a solenidade, todos os vereadores que tomaram posse fizeram seus pronunciamentos. Eles agradeceram aos familiares pelo apoio e aos eleitores pela confiança depositada, prometendo realizar o melhor de si para o município.
As chaves da Prefeitura de Guaraciaba foram entregues por Vandecir Dorigon, que deixou o cargo, para o novo prefeito Domingos Marcon e vice-prefeito Idivar Pasinato.
Vandecir fez uma avaliação positiva do seu mandato de quatro anos como prefeito e de oito anos como vice-prefeito de Guaraciaba. Pediu desculpas para Marcon sobre alguns desentendimentos, quando este exerceu o cargo de vice-prefeito na última gestão. Quando recebeu as chaves da Prefeitura, Dorigon e Marcon se abraçaram. Marcon também pediu perdão para o agora ex-prefeito em relação aos desentendimentos ocorridos entre eles, que causaram o racha na coligação que estava no poder nas últimas eleições.
Nos pronunciamentos, tanto Marcon quanto Pasinato, ressaltaram a importância e a compreensão da família de um líder político. Eles anunciaram os integrantes do primeiro escalão de governo e se comprometeram em realizar um trabalho conjunto, sem distinção político, para o desenvolvimento do município. Deixaram claro, que vai ser um governo técnico, comprometido com a população e sem intenções de reeleição.
Inácio Rohden/Rádio Raio de Luz FM