Na última quinta -feira (23), a Prefeitura de Santo Antônio do Sudoeste foi palco de uma importante reunião envolvendo o grupo Lá Frontera com as autoridades brasileiras e argentinas. O encontro teve como pauta principal o desenvolvimento integrado da região e a desburocratização no controle aduaneiro argentino, que tem impactado diretamente o comércio local, dificultado o trânsito de trabalhadores e comerciantes e travando o desenvolvimento econômico da região fronteiriça.
As lideranças presentes destacaram a necessidade urgente de soluções para os entraves enfrentados na fronteira, especialmente no Passo Internacional entre San Antonio - Misiones Argentina e Santo Antônio do Sudoeste no estado brasileiro Paraná. A demanda principal apresentada foi a ampliação do horário de funcionamento do posto aduaneiro, como forma de reduzir as filas, fortalecer a circulação de bens e pessoas e criar oportunidades para o desenvolvimento local.
“A fronteira é um ponto estratégico para o crescimento econômico da nossa região. Hoje, enfrentamos limitações que comprometem o potencial de integração e afetam negativamente os trabalhadores e comerciantes que dependem desse fluxo para sobreviver. Precisamos de soluções concretas que facilitem a circulação e tragam benefícios para todos”, afirmou o prefeito em exercício de Santo Antônio do Sudoeste, Zeca Bandeira.
Os participantes também ressaltaram a importância de um diálogo permanente entre os dois países para garantir que as mudanças sejam efetivas e duradouras. “A cooperação binacional é essencial para superar as dificuldades atuais e promover o desenvolvimento compartilhado. A burocracia não pode ser um obstáculo para o progresso. Precisamos de ações conjuntas que reflitam os interesses das comunidades locais”, destacou uma das autoridades argentinas presentes.
A ampliação do horário de funcionamento do posto aduaneiro foi defendida como uma medida necessária para reduzir os custos logísticos e facilitar o trânsito de mercadorias, além de impulsionar o turismo e o intercâmbio cultural entre as cidades fronteiriças.
Ao final do encontro, foi firmado o compromisso de elaborar uma proposta conjunta para ser apresentada aos órgãos competentes de ambos os países, buscando soluções que equilibrem as necessidades de segurança e a agilidade no fluxo transfronteiriço.
A reunião marcou um passo importante para a articulação de ações que possam transformar a região em um exemplo de integração e desenvolvimento. A comunidade agora aguarda com expectativa os próximos desdobramentos e a implementação das medidas discutidas.
Estiveram presentes na reunião o Prefeito em exercício Zeca Bandeira, o Presidente do “La Frontera”, José Crestani, o empresário e membro do Lá Frontera, Zelírio Peron Ferrari, a presidente da ACESAS associação Comercial Marizete Marsango, Prefeito da Municipalidade de San Antonio Argentina Fausto Rojas, o empresário Fernado German Fischer, o presidente do legislativo Santoantoniense, Dico Carvalho, membros do SEBRAE e demais assessores.
Fonte : Dieverson Santos – Portal Tri