Na manhã deste sábado, 1º, São José do Cedro realizou um mutirão de combate à dengue, reunindo agentes de saúde e diversas entidades em uma grande ação de conscientização. A mobilização contou com o apoio da Vigilância Epidemiológica e Sanitária, do 14º RCMEC (Exército Brasileiro), da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e do Lions Clube.
Segundo os agentes de combate à dengue, Mateus Romeira e Fernanda Castelli, ação foi planejado como um alerta à população, destacando a necessidade de prevenção desde o início do ano. "Queremos começar o ano com o pé direito, promovendo uma grande atividade e mobilizando a comunidade", afirmou Fernanda.
A ação não tem caráter punitivo, mas educativo. Durante o mutirão, duplas de agentes percorreram os bairros São Cristóvão e São Domingos, realizando inspeções domiciliares para identificar possíveis focos do Aedes aegypti.
Mateus alertou para o risco elevado de aumento nos casos nos próximos meses. "Com o fim das férias escolares, muita gente volta de viagem. Se uma pessoa infectada chega de outra região e encontra um ambiente propício para o mosquito, o número de casos pode disparar", explicou.
Os agentes também estão realizando o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), verificando o nível de infestação em quarteirões específicos, seguindo um padrão intercalado de visitas.
Rede Peperi