O banheiro é um dos cômodos mais frequentados da casa e, ao contrário do que muitos pensam, pode ser um dos mais limpos, justamente por estar sempre sendo lavado. No entanto, alguns hábitos do dia a dia podem comprometer essa higiene e colocar a saúde em risco. Em entrevista à Revista Novo Tempo, o biomédico Roberto Martins Figueiredo, conhecido como Doutor Bactéria, esclareceu o que estamos fazendo de errado no banheiro e como corrigir esses erros.
Descarga com a tampa aberta
Um dos principais erros cometidos no banheiro é acionar a descarga com a tampa do vaso sanitário aberta. Segundo Doutor Bactéria, esse hábito pode espalhar germes pelo ambiente. "Tem muita gente que dá a descarga com o tampão aberto. E a hora que aperta a descarga, levanta o spray, esse spray fica por duas horas rodando no ambiente e pode cair até em escova de dentes e outros materiais”, explica.
Troca de toalhas
Outro ponto de atenção é a troca das toalhas de rosto e banho. O especialista alerta que elas podem se tornar focos de contaminação se não forem substituídas com a frequência adequada.
"Toalha, se for de rosto, você tem que trocar todo dia se você tiver uma família que muita gente coloca o rosto naquela toalha. Não dá para bobear. Toalha de banho é igual de hotel. Você tem que trocar a cada dois dias."
Lavar roupas íntimas no banheiro
Muitas pessoas têm o costume de lavar roupas íntimas no banheiro, o que, de acordo com o biomédico, pode não ser uma boa ideia.
"Você lava roupa ou calcinha no banheiro? Você pode até falar que sim. Você toma banho na lavanderia? Claro que não. Então, cada coisa no seu local certo, gente. Porque o banheiro, o local úmido, e aquela calcinha, aquela roupa íntima, vai demorar muito para secar. E aquela umidade vai ter o quê? Pode ter alguns germes que dão, inclusive, corrimento, candidíase”, comenta.
Higiene da escova de dentes
O modo como armazenamos e higienizamos a escova de dentes também pode influenciar na proliferação de germes. "Você acabou de escovar o dente, lava e bate na pia. Nunca enxugue numa toalha de banho. Depois você vai pegar um copo e qualquer desses enxaguatórios bucais e vai aspergir nas cerdas. Vai deixar no copo, um copo para cada escova."
Uso de celular no banheiro
Usar o celular no banheiro é outro erro comum e que pode comprometer a higiene das mãos. "O celular nem precisaria falar. Tem muita gente que usa o celular, depois guarda, lava a mão, pega o celular e vai embora. Para que lavar a mão? Não pode nem deixar na pia e nem usar no vaso."
Como lavar o banheiro
Na hora da limpeza do banheiro, muitas pessoas recorrem a produtos químicos pesados, como água sanitária. No entanto, Doutor Bactéria faz um alerta sobre esse hábito e sugere uma solução mais segura e eficaz.
"Essas manchas que ficam no box, e no fundo do vaso sanitário fica uma coisa escurecida, aquilo são sais minerais. Então, para dissolver, o que você faz? Você pega um copo de vinagre, joga e vai dormir. E todo dia você dá uma aspergida de vinagre no box, que não vai ficando aquelas gotinhas, parece manchinhas que ficam. Você limpa tudo", ensina.
Ele também desaconselha o uso de água sanitária: "Água sanitária, eu não recomendo você utilizar. Nem na sua casa, nem só no banheiro, não utilizar na sua casa. Por quê? Você não precisa desinfetar nada. Então, você não precisa matar bactéria. Você não mora num hospital, não mora numa UTI. Essas bactérias vão continuar, vão permanecer aqui mesmo depois que você desinfetar”, ensina o especialista.
Conforme ele, se deve evitar fazer misturas com vários produtos químicos para a limpeza do banheiro. Segundo o Doutor Bactéria, essas misturas liberam um gás forte e que pode até chegar a matar.
Como alternativa, ele sugere uma receita simples e eficiente para a limpeza.
"Então, não use, porque não precisa. Você vai fazer o seguinte: um litro de água, uma colher de sopa de detergente e uma colher de sopa de bicarbonato. Pronto. O que acontece? O detergente e a água limpam, o bicarbonato desodoriza."
Oeste Mais