A tão esperada frente fria que atravessa Santa Catarina neste domingo (09) marcará o fim da onda de calor que tem dominado o estado nas últimas semanas. De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, com a chegada do sistema, são esperados temporais com chuva intensa, raios, fortes rajadas de vento e até granizo, trazendo risco de alagamentos, enxurradas e destelhamentos. As condições mais severas devem afetar o estado durante a tarde e noite, com risco de danos à rede elétrica e queda de árvores.
O sistema começará a avançar pela divisa com o Rio Grande do Sul no final da madrugada e se estenderá pelo restante do estado ao longo do dia. Além da chuva, o vento se intensificará, com rajadas entre 30 e 50 km/h na maioria das regiões e até 60 km/h no Litoral. No entanto, a principal mudança será na temperatura, que começará a cair no final do domingo, com uma queda ainda mais significativa na segunda-feira (10).
O sábado (08) ainda será marcado pelo calor intenso, com máximas entre 30 e 34°C na maioria das regiões e até 38°C no Grande Oeste e no Litoral Sul, mantendo o risco de calor extremo. O dia também contará com nuvens e chuvas fracas no Litoral, além de temporais isolados à tarde, especialmente nas regiões de divisa com o Rio Grande do Sul.
Já no domingo, a frente fria chega com força, derrubando as temperaturas e encerrando a onda de calor. A expectativa é de que, na segunda-feira (10), as temperaturas já fiquem mais amenas, com máximas abaixo dos 26°C em várias áreas do estado. Embora a frente fria se afaste para o mar na terça-feira (11), as instabilidades atmosféricas continuarão a trazer chuvas isoladas e temporais.
SCC