Os dias de calor intenso dão lugar a temperaturas mais baixas e instabilidade nesta semana em Santa Catarina, segundo a previsão meteorológica divulgada pela Defesa Civil nesta segunda-feira, dia 10. A chuva pode vir acompanhada de temporais isolados. As máximas não devem passar dos 28°C no Grande Oeste.
Nesta segunda a frente fria ainda influencia o tempo no estado, mantendo as condições para chuva em todas as regiões. Nas áreas litorâneas, as condições ficam restritas a chuvas rápidas. Por outro lado, do Oeste ao Planalto Norte, principalmente nas áreas de divisa com o Paraná, são esperados temporais isolados entre a tarde e à noite.
Na terça-feira, dia 11, a formação de uma nova frente fria e instabilidades em diversos níveis da atmosfera mantêm a instabilidade e a condição para temporais isolados pelo estado. No Oeste, as chuvas podem ocorrer já no período da manhã, mantendo-se ao longo do dia. Por outro lado, dos planaltos ao Litoral, a instabilidade ganha força no decorrer da tarde e noite, ocorrendo na forma de temporais acompanhados de chuva intensa.
As chuvas devem ganhar força nas regiões litorâneas na quarta-feira, dia 12, com a intensificação da circulação marítima e presença de uma região de baixa pressão perto da costa catarinense. A instabilidade ganha força já na madrugada e o risco é moderado a alto para ocorrências associadas a alagamentos e enxurradas. As temperaturas continuam amenas em todas as regiões.
A partir da próxima quinta-feira, dia 13, a instabilidade deve perder força na maior parte do estado, mas o tempo ainda deve ficar chuvoso do centro ao Leste catarinense, devido à formação de uma baixa pressão perto da costa. Já na sexta-feira, dia 14, o sistema se afasta e o tempo volta a ficar firme, com predomínio do sol.
Defesa Civil