“Bem-vindo ao lar!”
A frase foi publicada pela Nasa, em seu site oficial, após os astronautas Suni Williams, de 59 anos, e Butch Wilmore, de 62, finalmente retornaram à Terra nesta terça-feira, dia 18, depois de nove meses “presos” no espaço. A chegada da cápsula Dragon Freedom, da SpaceX, pousou nas águas do Golfo do México, na Flórida (EUA), minutos antes das 19 horas, no horário de Brasília, 17h57 local.
A missão na Estação Espacial Internacional foi iniciada no dia 5 de junho de 2024 e deveria durar apenas oito dias. Na previsão, os astronautas retornariam à Terra no dia 12 de junho, mas problemas técnicos na cápsula Starliner, da Boeing, que originalmente deveria tê-los trazido de volta, adiou o retorno em 286 dias.
Durante a longa espera, ambos seguiram trabalhando na ISS. Os membros da tripulação conduziram mais de 150 experimentos científicos e demonstrações tecnológicas exclusivos, com mais de 900 horas de pesquisa, a exemplo de investigações sobre o crescimento e a qualidade das plantas, bem como o potencial da tecnologia de células-tronco para tratar doenças do sangue, distúrbios autoimunes e cânceres.
Eles também testaram sistemas de iluminação para ajudar os astronautas a manter os ritmos circadianos, carregaram o primeiro satélite de madeira para implantação e coletaram amostras do exterior da estação espacial para estudar se os microrganismos podem sobreviver no espaço.
Conforme a Nasa, Williams e Wilmore viajaram 121.347.491 milhas (mais de 195 milhões de km) durante a missão, passaram 286 dias no espaço e completaram 4.576 órbitas ao redor da Terra.
Oeste Mais