Um morador de Maravilha, cidade no Oeste catarinense, recebeu a visita de animais selvagens no pátio da casa onde mora na Linha Segredo. No entanto, o que chama a atenção é que os bichos estão com as características alteradas, principalmente a pelagem.
O morador Gustavo Santa Catharina, de 22 anos, disse à rádio WH3 que é comum avistar os bichos no terreno, pois vão até o local em busca de restos de alimentos, o que para ele não é motivo de preocupação.
Os dois animais em questão são graxains, conhecidos como cachorro do mato pertencentes à espécie Cerdocyon thous. Porém, o que chama a atenção é a falta de pelos nos bichos de orelhas pontudas e o rabo fino, igual ao bando flagrado no mês passado na Linha Fuzil, no interior de Flor do Sertão.

À época, o biólogo Jackson Preuss explicou que, provavelmente, os graxains tiveram contato com animais domésticos e contraíram a doença chamada de sarna que altera as características dos bichanos. A intenção dele é capturá-los a fim de fazer um tratamento do problema.
O biólogo ressaltou que esses animais não devem ser mortos, uma vez que qualquer contato mais próximo apresenta perigo de zoonoses, mas eles também são protegidos por lei.
Flagra em Flor do Sertão
Em Flor do Sertão, no começo do último mês, o pecuarista e empresário Joracir Piroca, de 53 anos, flagrou dois animais caminhando no pátio da propriedade. “Eu nunca tinha visto, por isso me assustei”, disse ao ND+.

À primeira vista os animais pareciam com cachorros um pouco diferentes dos já conhecidos pelo pecuarista. “Quando me aproximei achei eles bem diferentes e pensei que não eram cachorros”, relatou.
Os animais tinham as orelhas pontudas e o rabo fino e comprido, parecido com o de ratões-do-banhado e a pelagem era curta e rala. O produtor rural se aproximou e até tentou chamá-los. De imediato eles não fugiram, mas também não chegaram mais perto.
Imagens feitas por ele mostram os animais andando em meio ao mato tranquilamente. “Foi a primeira vez que vi animais desse tipo na região. Por achá-los diferentes, filmei e registrei as fotos. O vídeo viralizou e chamou atenção”, contou.
