Na manhã do dia 30 de julho, o Secretário de Saúde de Dionísio Cerqueira/SC, Deniz da Rocha, reuniu-se com a Coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), Enfermeira Lilian Mortari; a Coordenadora da Vigilância em Saúde Municipal, Juliana Angeli; a Diretora da Vigilância Sanitária Municipal, Sandra Silva; a Fiscal da Vigilância Sanitária, Natalia Borssatto; e a Coordenadora da Atenção Básica em Saúde, Enfermeira Vanessa Pezzerico. O encontro teve como objetivo a apresentação do Plano de Gestão e Estratégias contra Riscos de Desastres.
A relevância do tema foi destacada pela necessidade de formar uma Comissão Permanente, considerando que o município é fronteiriço e possui um grande fluxo diário de cidadãos provenientes de diversas regiões do Brasil e de países do Mercosul. Tal condição exige a construção e definição de fluxos para enfrentar eventuais desastres, sejam eles naturais, socioambientais, acidentes automotores, entre outros.
Nos próximos dias, diversas entidades, tanto civis quanto governamentais, serão convocadas para compor a comissão. Cada entidade contribuirá com seus protocolos internos, definindo suas tarefas para prestação de serviços organizados em situações de crise.
"A necessidade dessa formação se dá a exemplo das últimas tragédias ocorridas no Rio Grande do Sul, onde se observou as deficiências naquele momento, e o que pode ser desenvolvido no município de Dionísio Cerqueira para que, na eventualidade, todos os protocolos possam ser aplicados", concluiu o Secretário Deniz da Rocha.
Por fim, esse é mais um passo importante visando o aumento do trânsito de veículos em nossa região, bem como o notório crescimento da população na Tri-Fronteira.
Anderson Sommer / Portal Tri com informações Secretaria da Saúde