A previsão do tempo em março em Santa Catarina será marcado por nova onda de calor e chuvas próximas à média climatológica, mas com distribuição irregular. Enquanto a faixa central e leste do estado pode registrar acumulados acima de 130 mm, outras regiões terão precipitações abaixo da média, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
As temperaturas, no entanto, ficarão acima do normal em grande parte do estado. Na primeira quinzena, uma onda de calor deve elevar as marcas para até 38°C no Litoral Sul e próximo a 40°C no Extremo Oeste e Baixo Vale do Rio Uruguai.
De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, o mês de março tende a permanecer próximo ou abaixo da média climatológica. A primeira quinzena será bem seca e quente, por conta de uma nova onda de calor, que deve proporcionar temperaturas altas no Litoral Sul catarinense.
“No decorrer dos dias 8 e 9 de março, uma frente fria traz chuva, com alguns temporais e refresco na temperatura. Depois volta a esquentar novamente, dentro de poucos dias”, explica Scheuer.
A expectativa é que na segunda quinzena a chuva comecem a ficar um pouco mais frequente, mexendo com o tempo em março. “Mas ainda assim, muitas cidades vão ficar abaixo da média e vão ter alguns problemas em relação à falta de chuva”, alerta Piter Scheuer.
Piter Scheur explica que o fenômeno La Niña, que é o resfriamento das águas do oceano pacífico equatorial, ainda atua no mês de março com anomalias que podem chegar entre 1 a -1,5°C. Isso faz com que haja uma redução drástica da chuva. Entretanto, no Norte e no Nordeste do Brasil as chuvas já são mais volumosas.
“A Bahia vem sofrendo com pouca chuva, mas o Maranhão, o Amazonas e o Pará são estados que têm chuvas mais volumosas. Então essa é uma das características que faz com o Sul do Brasil tenha pouca chuva, sendo um equilíbrio natural”, diz o meteorologista.
A previsão reforça a necessidade de atenção à falta de chuvas em algumas áreas, enquanto outras podem enfrentar acumulados significativos. O tempo em março promete ser variável, com destaque para o calor intenso e a irregularidade das precipitações.
Ndmais