Santa Catarina teve, nos primeiros cinco dias de março, 146 alertas de usuários para bloqueio de celulares pelo aplicativo Celular Seguro, do Governo Federal. O número, que leva em consideração o período do carnaval, foi maior do que o registrado durante todo o mês de fevereiro, quando foram 131 alertas de bloqueio. Os dados foram fornecidos pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Já no modo recuperação, a linha e as contas bancárias são bloqueadas, mas o número de identificação permanece ativo. Essa opção facilita a recuperação do telefone pela polícia com a inserção de um novo chip.
Se levar em consideração apenas os primeiros dias de março, já são 11% a mais no número de bloqueios em relação a todo os 28 dias de fevereiro. Segundo os dados do Ministério da Justiça, em janeiro foram 104 solicitações, o que mostra um aumento gradual ao longo dos três primeiros meses de 2025.
SC tem queda no número de ocorrências
— A redução significativa dos crimes é fruto de operações bem coordenadas entre todas as nossas Forças de Segurança, aliadas ao uso inteligente de dados e recursos. Nosso objetivo foi garantir que os catarinenses aproveitassem esses eventos com tranquilidade — destacou o secretário de Segurança Pública em exercício, coronel Sinval Santos da Silveira.
NSC / Alexia Elias