Na noite de terça-feira, 9 de abril de 2025, por volta das 19h40, um homem foi preso no Centro de Santo Antonio do Sudoeste após tentar fugir da polícia com uma motocicleta adulterada. A abordagem começou quando a equipe da Patrulha Rural avistou uma Yamaha Crypton sem placa e com o condutor sem capacete circulando pela avenida Brasil.
Diante da suspeita de que a moto pudesse ser furtada, os policiais tentaram realizar a abordagem com sinais sonoros e luminosos, mas o condutor desobedeceu à ordem e empreendeu fuga. Um acompanhamento tático foi iniciado, com apoio da equipe RPA do município.
Durante a fuga, o homem colocou em risco a vida de pedestres e outros motoristas, trafegando em alta velocidade pela contramão, subindo calçadas e ignorando preferenciais. Em diversos momentos, quase colidiu com veículos e pessoas que atravessavam a rua.
Em determinado trecho da perseguição, o suspeito perdeu o controle da moto e caiu. Ele abandonou o veículo e tentou fugir a pé, mas foi capturado nas proximidades. Segundo a polícia, o homem não possui Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nem Permissão para Dirigir (PPD).
A motocicleta, de cor preta e fabricada na Argentina, estava com o chassi adulterado. Após contato com a polícia do país vizinho, foi constatado que o número do chassi pertencia, na verdade, a uma Honda Wave 125. Além disso, o escapamento do veículo estava aberto, emitindo ruído excessivo e causando perturbação ao sossego público.
Nada de ilícito foi encontrado com o suspeito durante a revista pessoal. Ele recebeu voz de prisão e foi algemado conforme prevê a súmula vinculante nº 11 do STF, devido à tentativa de fuga. O homem e a motocicleta foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Santo Antonio do Sudoeste para os procedimentos legais.
Anderson Sommer / Portal Tri