O Eixo de Educação do Comitê de Desenvolvimento Territorial La Frontera realizou, no dia 4 de abril, o Seminário de Educação Binacional – Liderança Territorial.
O evento aconteceu na Unetri Faculdades, e foi ministrado pelo palestrante Dionísio Raony, de Francisco Beltrão.
Mais de 80 profissionais de Educação, secretários de Educação, gestores e supervisores, dos municípios que integram o La Frontera, participaram do seminário.
Integrando o evento, também aconteceu visita técnica na Escuela de Frontera Nº 604, em Bernardo de Irigoyen, Argentina.
O seminário teve a presença da diretora Geral do Conselho Geral de Educação da Província de Misiones, professora Daniela López, e presidente de Junta de Classificação e Disciplina, Raquel García
Também participaram, secretários de Educaçã gestores e profissionais dos municípios brasileiros de Capanema, Realeza, Planalto, Pranchita, Santo Antônio do Sudoeste, Ampére, Pinhal de São Bento, Pérola do Oeste, Bom Jesus do Sul, Barracão, Dionísio Cerqueira, Manfrinópolis e Flor da Serra do Sul.
Dos municípios argentinos, participaram gestores de escolas de Bernardo de Irigoyen, San Antonio e Andresito.
Segundo Elizandra Fiorin Soares, coordenadora do Eixo de Educação e professora da Unetri, o objetivo geral do seminário foi oportunizar um momento de troca de experiências educacionais entre Brasil e Argentina, para contribuir na formulação de estratégias de liderança para o território.
Os objetivos específicos foram: Estabelecer, por meio de troca de experiências entre Brasil e a Argentina, conhecimentos sobre o funcionamento da educação nesses países;
Promover, aos gestores dos municípios brasileiros e argentinos do território, um momento de reflexão sobre liderança;
Ofertar, aos gestores, uma visita técnica em uma escola da Argentina, como troca de experiências.
A diretora geral da Unetri, Juvani Zimmermann Pivatto deu boas-vindas aos presentes.
Ainda pela manhã, teve o pronunciamento de Mônica Franchini, vice-presidente do Comitê La Fronteira, explicando ao público sobre a formação do Comitê e as pessoas que o compõe nos respetivos eixos, com apresentação do Eixo de Educação, em especial.
Na sequência Claudineia Cabral, fez seu pronunciamento, representando a pasta de projetos da Educação Empreendedora do SEBRAE, que é parceiro do Eixo de Educação.
Após, a diretora geral do Conselho Geral de Educação da Província de Misiones, professora Daniela López, explanou sobre a organização da Educação na Argentina.
Após, a professora da Unetri e coordenadora do Núcleo, explanou sobre a educação no Brasil.
No restante da manhã, o palestrante Dionísio Raony trabalhou sobre Liderança Territorial.
Á tarde, aconteceu a visita técnica na Escola F.J.C.- E.I.B N° 604 de Bernardo de Irigoyen.
“Vivemos um momento ímpar de troca de experiências na prática das discussões realizadas na parte da manhã, e assim, encerramos o encontro”, afirmou Elizandra Fiorin Soares.
A vice-presidente do La Frontera, Monica Franchini, destacou que o evento foi um marco do território, pela participação, envolvimento e abrangência dos assuntos tratados.
A diretora Geral do Conselho Geral de Educação da Província de Misiones, professora Daniela López, se referiu ao modelo educacional misioneirio, como um exemplo, embasado na inovação e no desenvolvimento.
“Destacamos iniciativas e capacitações gratuitas, igualitárias e acessíveis, que fornecem ferramentas fundamentais para o futuro”.
“Agradeço o convite para o seminário, e enfatizo o comprometimento demonstrado. Também expresso o desejo de continuar trabalhando juntos, por uma educação mais inclusiva e sem fronteiras”, concluiu a diretora Geral do Conselho Geral de Educação da Província de Misiones, professora Daniela López.
Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação Ascoagrin – Unetri